Açafrão da terra
Existe no mundo todo mais de 100 espécies da família da cúrcuma.
Utilizado há mais de 4000 anos no Oriente Médio e na Ásia, muito utilizado na Medicina Ayurvedica e na Medicina Tradicional Chinesa, como um potente fitoterápico.
Deve-se tomar cuidado para não confundir o açafrão da terra com o açafrão vermelho, que vem dos pistilo de uma flor e é a especiaria mais cara do mundo.
Rico em vitaminas C e complexo B muito benéfica para o cérebro, e em minerais como o potássio, cálcio, magnésio, ferro e proteínas.
A presença de ferro previne anemias, o manganês combate o colesterol e ajuda no crescimento. O cálcio fortalece os ossos e os dentes, o magnésio é importante para o metabolismo de glicose e a proteína melhora e fortalece os músculos.
Possui ação anti-inflamatória e antioxidante devido a presença de curcumina, que neutraliza os radicais livres, substâncias químicas que causam muitos danos às células.
Bom para combater o câncer, devido a sua ação antioxidante que protege as células dos radicais livres que danificam o DNA celular. A presença da curcumina ajuda a destruir as células cancerosas desgarradas evitando metástases.
Bom para o cérebro, para o coração e também age contra a depressão.
Consuma o açafrão com regularidade pode colocar o pó na comida, em chás ou sucos. Tempere o feijão, sopas e saladas, mas também pode ser utilizado em pães, bolos.
Pode ser consumido por todas as pessoas, com restrições apenas em casos de alergia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário