Orégano
Pensar em orégano.... Huummmm
Pizza, deliciosa com muita mozzarella, catupiry, e muitos outros recheios.
Mas não pode faltar o orégano que trás a memória antes mesmo de levar à boca para sentir o sabor.
Mas você sabe para que serve o orégano?
A planta fresca e seu óleo concentram muitos benefícios para a saúde.
Possuem propriedades diuréticas, antibacterianas, expectorantes e antioxidantes.
Rico em vitamina A, C, K e complexo B, e minerais como o zinco, magnésio, cálcio, ferro, cobre e potássio.
Você sabia que também ajuda a emagrecer?
O orégano possui uma substância chamada carvacrol, que pode prevenir ganho de peso através da modulação de alguns genes e da redução da inflamação no tecido adiposo branco, reduz o colesterol ruim e triglicérides. Também ajuda a reduzir o apetite, pois o óleo de orégano possui digestão mais lenta que os carboidratos e proteínas, retardando a absorção dos alimentos e prolongando a sensação de saciedade. Ricas em fibras, melhoram o funcionamento do intestino. Melhora a secreção de bile pelo fígado, facilitando a digestão de gorduras, atuando como um detergente e permitindo a absorção de nutrientes.
Quando o óleo do orégano é aplicado diretamente sobre a pele junto com o azeite, massageando suavemente sobre a parte dolorida, melhora as dores musculares e permite uma boa recuperação em distensões musculares.
Rico em potássio, ajuda a controlar a pressão arterial elevada e batimentos cardíacos acelerados causados pelo alto consumo de sódio. Os antioxidantes e o ômega 3 presentes no orégano ajudam a diminuir as inflamações e previnem doenças cardíacas.
O orégano como qualquer substância é benéfica se consumida em quantidades normais. Porém o uso excessivo pode provocar alergia de pele e vômitos em pessoas alérgicas à planta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário